capacitação

Grupo Carrefour oferece 300 bolsas de estudo para pessoas negras no país

18.299

Foto: Renan Mattos (Diário, BD 15/10/2021)

O Grupo Carrefour Brasil abriu seleção para 300 vagas de bolsas de estudo para capacitação tecnológica de profissionais negros. A iniciativa é oferecida em parceria com a startup do ramo educacional DIO.me (Digital Innovation One).

O programa Transforma Tec tem foco em Desenvolvimento Fullstack Java, React e Cloud. Os candidatos devem ter idade entre 18 e 30 anos. A ação faz parte do compromisso do Carrefour no combate ao racismo.

Conforme o grupo de varejo, assim como inúmeros setores no mercado de trabalho, a tecnologia é majoritariamente ocupada por pessoas brancas. De acordo com um estudo realizado pela PretaLab, em parceria com a ThoughtWorks, aproximadamente 32% das equipes de tecnologia não têm pessoas negras em sua composição.

- Para nós é muito importante construir pontes que facilitem o acesso da população a melhores condições de vida e à educação e renda. A tecnologia é o segmento que mais cresce no mundo, sendo altamente competitivo, e temos como objetivo ampliar a representatividade dentro deste campo - diz Cristiane Lacerda, diretora de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil.

Mensalidades e material escolar ficam entre 10% e 30% mais caros em Santa Maria

Segundo a executiva, tais ações são fundamentais para expandir o compromisso do Carrefour com o fomento da população negra e o combate ao racismo por meio de "ações concretas com impacto a curto, médio e longo prazo, que visam transformar a vida dos participantes e das comunidades onde vivem".

ONLINE
O Transforma Tec é um programa totalmente online, com duração de seis meses, que conta com acesso a uma trilha de capacitação personalizada para as demandas do mercado de tecnologia. Com uma metodologia focada em desenvolver talentos da área, utiliza atividades, projetos e videoaulas práticas para aprender do zero com o acompanhamento de especialistas e monitores durante toda a formação.

As bolsas incluem chips com conexão à internet e também um cartão pré-pago para compra de uma cesta alimentação. Dentro do programa, a DIO.me oferecerá o suporte necessário aos estudantes.

Para participar, é necessário apresentar comprovadamente renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 2.424 por membro da família) e ter concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental (equivalente ao 9° ano).

A seleção dos profissionais também será online. O início do Programa está previsto para março de 2022 e os interessados poderão se inscrever até dia 30 de janeiro, via internet, clicando neste endereço.

Ao final do programa, todos os participantes serão certificados e participarão de uma competição com a criação dos projetos práticos em formato de Hackathon e de uma feira de empregabilidade.

COMPROMISSOS
A iniciativa do Carrefour faz parte dos oito compromissos assumido pelo grupo de varejo de combate à discriminação racial, após a morte de João Alberto Silveira Freitas, em novembro de 2020. A vítima foi espancada e morta por seguranças de um supermercado Carrefour em Porto Alegre

Por meio de um acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o grupo assinou em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no valor de R$ 115 milhões. A maior parte do recurso será destinada a oferecer bolsas de estudos para a população negra.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Economia